SODAC

Saymom Oliveira de Assis Costa é desenhista autodidata e estudioso do samba de gafieira. Nascido e criado entre o bairro Penha e o Bairro Cabana em Belo Horizonte/MG.
Quando criança sua brincadeira favorita era desenhar, ele conta que uma vez na 6a série tirou zero na prova de português por desenhar os personagens de Fliperama em toda atividade. A professora chamou os pais e ao invés de brigar, ela sugeriu que o colocassem em um curso de desenho.
Sodac sempre foi visto como referência do desenho feito à mão, seja na escola, no bairro, nas ruas e por onde passava. Em 2013 anos ele decidiu que queria viver da arte e mesmo sem o apoio dos pais, largou o emprego com carteira assinada para ir atrás do seu sonho.
Por um tempo ele começou a vender seus desenhos na Feira Hippie e outros eventos de rua. Depois disso trabalhou como monitor de oficina de arte em três diferentes escolas municipais da cidade, até perceber que precisava expandir seus trabalhos para as ruas por se sentir limitado dentro do sistema público.
Saymom foi bolsista na Fábrica dos Sonhos em 2018 por um curto período, quando conheceu várias mentes criativas que ampliaram sua visão de mercado, auxiliando na profissionalização da sua arte e impulsionamento de sua carreira. Desde então ele decidiu evoluir a sua prática, desbravando o desenho tradicional, incluindo pinturas em papel, em telas e paredes. O artista investiu também em arte digital e tatuagem. Hoje, aos 28 anos, Sodac participa da galeria CAUS contribuindo com painéis com temas sociais e realistas em tom de crítica ao marginalismo dos povos originários e favelados.