LOO.E

Louis Mooren nasceu nos Países Baixos em 1964. Desde pequeno ele desenha e em seu braço esquerdo tem tatuado um desenho que fez aos 4 anos de idade. O artista lembra que a mãe não sabia desenhar uma linha reta sequer, mas sempre o incentivou no mundo do desenho, e esse apoio foi de extrema importância para a sua formação profissional.
Aos 18 anos começou a estudar design gráfico, área em que procura mais a parte criativa do que a parte técnica; a sua paixão sempre foi a tipografia e a criação dos layouts. Após essa experiência ele foi aceito na escola de belas artes, Gerrit Rietveld Academie, em Amsterdã. Esse foi o verdadeiro divisor de águas na vida de Louis. A escola, que segue a filosofia da ‘arte total’ da Bauhaus, era incrivelmente rica culturalmente, o que proporcionou a Loo.E encontros como com o teatro, cinema, bibliotecas, pintura, fotografia, expografia.
O artista sempre gostou de ficção científica e HQ ́s, e ele trouxe essa paixão para a sua personalidade e estilo artístico. Seu herói dos quadrinhos é Tintim, personagem clássico europeu dos anos 70 que o inspira até hoje em seus trabalhos.
Loo.E conheceu o Brasil através de um estágio no TIBÁ, um instituto de arquitetura sustentável, no estado do RJ onde ficou por quase 8 meses. Essa experiência foi de grande importância na vida dele pois conheceu um povo animado e receptivo. Depois do estágio voltou para a Holanda onde se formou em design arquitetônico em 1993, e logo após mudou-se definitivo para o Brasil.

Hoje em dia Louis divide seu tempo entre a sua família, aulas de holandês, criação de artes e layouts, estampas e telas. Como os outros artistas, ele também entrega três painéis para a exposição da Galeria Caus.